domingo, 23 de janeiro de 2022

Embarrassment of riches

Possivelmente devido a insistência minha, a minha mãe fez-se sócia de um clube de vídeo, quando eu era miúdo e os meus amigos passavam a vida alugar filmes. A experiência não durou muito tempo: perdi a conta à quantidade de vezes em que, após pegar numa caixa de VHS vazia no escaparate e expressar a vontade de alugar aquele filme, recebi a resposta frustrante de que não estava disponível porque já estava alugado. Esta frase vinha quase sempre seguida de uma sugestão de um filme semelhante que pudesse satisfazer a minha vontade de ver um filme e evitar que regressasse a casa de mãos a abanar. Infelizmente, a sugestão era, quase invariavelmente, de um filme de qualidade inferior face à minha escolha inicial. 

Tornou-se claro que muitos dos filmes em disposição não estavam disponíveis não porque já estivessem alugados, mas sim porque, pura e simplesmente, o vídeo clube não os tinha para alugar. E, no entanto, ali estavam as respectivas caixas de plástico, com as lombadas coloridas nos escaparates, para ludibriar os mais incautos. 

Hoje em dia, a história do velho vídeo clube vêm-me, por vezes, à memória, mas pela razão oposta: são várias as vezes que percorro os vários canais e plataformas de streaming disponíveis e nenhuma série ou filme me suscita a curiosidade. E, no entanto, não tenho a mínima dúvida que a oferta que aparece no cardápio está toda efectivamente disponível. 

Sem comentários:

Enviar um comentário