terça-feira, 19 de julho de 2016

Aventuramo-nos pela primeira vez nas ruas da cidade velha ao final da tarde.

Descemos a rua de David, por entre as portas de metal das lojas, navegando pela multidão. À direita surge a indicação Western Wall. Descemos as escadas, andamos ao longo da varanda com vista para a praça do Muro das Lamentações com a cúpula dourada da mesquita ao fundo. Um grupo de maioritariamente jovens faz duas rodas enormes: uma de homens e outra de mulheres. Cantam em conjunto, de braços abertos nas costas dos parceiros do lado. Passamos pela segurança e pelo detector de metais para entrar na praça. Paramos um pouco a observar junto de um biombo que nos separa do muro onde se encontram maioritariamente judeus ortodoxos.
À saída da praça, passamos pelos túneis e desembocamos no acesso à sinagoga, um arco e, do outro lado, um tipo a controlar a entrada dentro de uma casinhota. Pergunta-me
Where are you from?
Respondo, não entende de início, assim que percebe estende o braço, indicando o caminho
Welcome
À saída tentamos continuar a descer a rua de David e somos interpelados por um dos polícias
Where are you from?
Respondo-lhe e ele acrescenta
This area is for muslims only.
Ficamos até ao cair da noite, as portas fechadas e o esvaziamento das ruelas dão um carácter sombrio e soturno ao passeio.

Na manhã do dia seguinte, sexta-feira, o aparato policial perto do Muro das Lamentações é ainda mais impressionante. Filas de carros estacionados e carrinhas que despejam batalhões de colete à prova de bala e mão direita na pistola guardada à frente, na região abdominal, para mais fácil acesso. Quando começa a aproximar-se o meio-dia, enchentes de muçulmanos descem a rua de David, a caminho da zona que nos é vedada e onde está a mesquita. Palmilhamos o bairro arménio, subimos a via Dolorosa da Igreja da Flagelação até ao Santo Sepulcro.

Ao levantar as malas do hotel, trocamos umas palavras com a recepcionista e da nossa impressão favorável que levamos de Jerusalém. Responde de imediato
That’s because you don’t have to stay here for sabbath.
Saímos para apanhar o eléctrico que sobe a longa rua de Jaffa até à estação de autocarros.

Sem comentários:

Enviar um comentário