terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O que é pior,

o erro ou a omissão?

4 comentários:

  1. A omissão. Para mim não há nada pior. Errando tentaste. Aprendeste ou serviste de exemplo. É válido. Omissão não aprendes, nem ensinas.

    ResponderEliminar
  2. Baralhar um pouco:

    Mas o erro pode ser sinónimo de desleixo, de atribuir pouca importância àquilo que pode ter. E a omissão pode ser sinónimo de não ter reparado.

    ResponderEliminar
  3. Mas então não é omissão.
    É não ter visto. Omissão implica acção. Ter visto, poder fazer e não querer fazê-lo.
    Para mim omissão é opção de não actuar, é um estado de consciência.
    Se não viu/reparou, não teria de ter actuado.
    Quanto ao erro...pode ser tudo isso, mas lá está, alguém tirará daí uma lição porque haverá sempre consequências!

    ResponderEliminar
  4. Acho que, como muitas das respostas a este tipo de pergunta, direi depende.
    Uma aluna minha disse que o consumidor era avesso ao risco porque a função de utilidade era convexa. Tivesse ela omitido a justificação e os critérios mandavam-me dar-lhe metade da cotação. Fosse a pergunta elaborada por mim e seria acompanhada de um "justifique". E sem justificação, ainda que certa, não haveria cotação para ninguém. Porque, como costumo dizer-lhes, eu não sou a Santa Casa da Misericórdia: essa é que premeia palpites certeiros. Em tais circunstâncias, a ausência de justificação ou uma justificação errada seriam equivalentes.

    ResponderEliminar