segunda-feira, 6 de março de 2017

Stars fell

Ainda só estávamos no aperitivo e já falávamos sobre as últimas coisas que descobrimos e o que andamos a ouvir. E daí continuámos a conversa quase o jantar todo. Sobre aquilo que a música significa, como a sentimos. Sobre as vidas, muitas vezes atribuladas e trágicas, dos músicos. Até sobre a forma como a música fortalece as ligações entre os dois hemisférios do cérebro.
Não há muitas pessoas com quem possa falar sobre música
diz-me como uma quase lamentação, embora acrescente que tem um grupo de amigos devidamente encartados. Varremos um conjunto de nomes – Parker, Billie, Bill Evans, Jobim, Stravinsky – e a lista parece-me agora curta. Por vezes interrompemos quando o tipo do piano, fora da nossa vista, toca uns acordes que chamam a atenção e eu
All the things you are
O tema está no primeiro A e ele
Agora vai a dó,
E, já os dois cantamos a melodia quando, no final do segundo A, os dois ao mesmo tempo
Agora sol
e, passado pouco tempo
Mi
E desatamos a rir, confrontados com esta cumplicidade de quem sabe um segredo que, por definição, os outros não sabem ou fala uma língua incompreensível a terceiros. Como chegámos ao Cannonball Adderley não me lembro, mas foi dele que partimos para o Freddie Freeloader. Segunda faixa do álbum que é a referência máxima, há quem diga que é dedicada a um tipo chamado Freddie que gostava de ver Miles e a restante trupe tocar sem pagar. O tema surge-nos de imediato – mãos de dedos esticados a tocar as teclas de pianos imaginários, as válvulas e pistões de sopros inexistentes – assim como as primeiras notas do solo de Winton Kelly, que substitui Bill Evans ao piano só neste tema.
E é assim que comparamos os solos do Coltrane e do Cannonball. Falamos da intensidade, do groove do Cannonball que, em certos contextos, funciona melhor que o Coltrane e consegue mesmo ofuscá-lo um pouco. Uma bomba, literalmente.
Já ouviste o Cannonball em Chicago?
Praticamente o mesmo quinteto que se juntou ao Miles. Digo-lhe
Não conheço
E ele
Tens de ouvir,
enquanto tomo nota de mais outra recomendação.

Sem comentários:

Enviar um comentário