sábado, 29 de dezembro de 2012

Detesto comer quando tenho fome

A disciplina de filosofia no 12º ano já foi há bastante tempo mas ainda me lembro de algumas coisas do Górgias, livro onde Platão contrapõe os verdadeiros filósofos aos sofistas. Sócrates, o protagonista, está a tentar levar um dos vários sofistas com quem tem uma contenda de palavras a entrar em contradicção quando, a certa altura, a discussão sobre necessidade e prazer toca em fome e sede. Pergunta ao rival se beber é simultaneamente um prazer e uma necessidade e o outro concorda. Sócrates então acrescenta uma frase que aos olhos dos meus 17 anos me pareceu lapidar: “desde que se tenha sede”.

A frase em epígrafe foi largada hoje à mesa e ainda não percebi se deva ou não concordar – possivelmente tenho que reler o Górgias. Mas de uma coisa penso estar seguro: foi possivelmente a maior tirada filosófica que ouvi nos últimos tempos – à mesa e fora dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário