sábado, 21 de março de 2009

Lower case

A DECO, aquela associação que defende os direitos dos consumidores, resolveu dirigir-se a mim. Deixou-me um carta na caixa do correio. Um envelope berrante, colorido, com logotipos bem fortes. Uma frase a preto, negrito, termina num vermelho com as palavras “uma oferta exceptional”.

Dentro do envelope, várias coisas. Uma carta, onde aproveitam para me explicar, no primeiro parágrafo, que se aproxima a data da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (consumidor com letra minúscula, tudo o resto com maiúscula). No segundo parágrafo, enumeram as ofertas fantásticas que têm para mim. No terceiro parágrafo lê-se “a DECO PROTESTE defende os direitos dos consumidores, mas também não hesita em mimá-los. Aproveite então esta oferta sem demora!”

Assim termina a primeira secção da carta. Seguem-se mais umas quantas, uma para cada oferta que têm para mim, consumidor com letra minúscula. Um leitor MP4 para eu usar no comboio, no ginásio, para passear. Um teste de consulta gratuita que me dá acesso às publicações deles durante dois meses sem pagar. Um cartão de saúde DECO/UNIMED que, aparentemente, custa €100 mas que eles oferecem.

Para ter direito a isto tudo, basta enviar os cheques oferta(que eles anexam e que têm o meu nome em maiúsculas), num prazo máximo de dez dias, dentro do envelope com taxa paga (que eles também anexam). Para além disso, também anexam panfletos com informação sobre as ofertas que acabam de me fazer, ou não fossem eles a favor de que o consumidor, com letra minúscula, tenha acesso a informação sobre os produtos que compra com a inscrição na associação.

Resta dizer que, poucos dias depois de ter esta carta na minha caixa de correio, recebi um e-mail deles com publicidade para, basicamente, pagar quotas. Ora, a favor da informação para o consumidor com letra minúscula, gostava que me explicassem onde foram desencatar os meus dados pessoais e porque me fizeram esta abordagem. Não me lembro de lhes ter pedido rigorosamente nada e não me parece um comportamento adequado para uma associação com a designação da DECO.

Com maiúsculas, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário